Ideia Legislativa – Não a proibição das criptomoedas

Ideia Legislativa – Não a proibição das criptomoedas | contra projeto de lei nº 2.303, de 2015 :: Portal e-Cidadania – Senado Federal
https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=96975&voto=favor

Senado Federal – Programa e-Cidadania
Apoie essa Ideia Legislativa: “Não a proibição das criptomoedas | contra projeto de lei nº 2.303, de 2015”
Mostrando uma incompreensão inacreditável de como o Bitcoin e outras criptomoedas funcionam, o deputado Expedito Netto (PSD-RO) quer proibir sua guarda, troca, e emissão em nosso país.

Escalado como revisor do PL 2.303/15 na Comissão de Constituição e Justiça, Expedito foi muito além da intenção original do projeto de “regulamentar” programas de milhagem, moedas virtuais (como as de jogos), e criptomoedas. Em seu parecer, o deputado rondoniense propõe a criminalização de quem “emite, intermedeia troca, armazena para terceiros, realiza troca por moeda de curso legal no País ou moeda estrangeira, moeda digital, moeda virtual ou criptomoeda que não seja emitida pelo Banco Central do Brasil”.

Os motivos? Expedito Netto crê que criptomoedas podem ser utilizadas em pirâmides financeiras, a despeito de todas as que existiram no Brasil terem utilizado o Real. Para ele, o bitcoin, como qualquer coisa, é um “risco”. Entretanto, a cereja no bolo, é o fato destas moedas não serem emitidas por um órgão brasileiro – o que provavelmente é sua maior vantagem tendo em vista nosso histórico inflacionário e de destruição de moedas.

É provável que o deputado simplesmente não compreenda o funcionamento do Bitcoin. Para guardá-lo basta apenas um pedaço de papel com um QR Code (que redirecionará para uma carteira digital). A troca é tão fácil quanto, há necessidade apenas de dois celulares, um com a carteira que receberá os bitcoins e outro com a carteira que os enviará.

Exceto o congressista proponha a instalação de um aparato de vigilância em massa contra todos os brasileiros, semelhante ao de países como China e Coreia do Norte, sua proposta é simplesmente inviável.

Adam Smith chamava indivíduos como o deputado de “homens do sistema”. Pessoas tão taradas por controle que anseiam proibir tudo aquilo que não entendem. É triste que enquanto a Nasdaq – a segunda maior bolsa dos EUA – se prepara para aceitar bitcoins, um único político pode ter o poder de nos jogar na direção contrária ao progresso. http://bit.ly/2kKRaZ7

STUDENTS FOR LIBERTY
Quando foi a última vez que algum político resolveu seu problema? São os empreendedores e suas tecnologias que melhoram o mundo.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*